Partiu IF: Cursinho vai preparar estudantes do 9° ano para ingressar no Ifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) publicou o edital para seleção de estudantes da Rede Pública para participarem do cursinho preparatório “Partiu IF”, destinado a candidatos interessados em ingressar no Ifap e cursar o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Nível Médio no ano de 2026. Acesse aqui o edital.
As inscrições para o Cursinho Partiu IF acontecem de 12 a 23 de março de forma online, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui. As inscrições são gratuitas.

O cursinho preparatório oferta 240 vagas para estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e corresponde a uma ação do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades lançado pelo Governo Federal na última segunda-feira (10/3).
As vagas estão distribuídas para a realização do curso preparatório na modalidade presencial nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Santana totalmente gratuito.
O curso visa recompor aprendizagens essenciais, especialmente em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, preparando-os para ingressar e permanecer no Ensino Médio da Rede Federal. Esta iniciativa busca combater desigualdades educacionais, ampliando o acesso à educação de qualidade e promovendo a inclusão social.
Além da preparação, os estudantes selecionados receberão um auxílio no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais para auxiliar no transporte e alimentação. O curso será de oito meses e para receber o auxílio o estudante precisa participar das aulas e das atividades pedagógicas propostas pela equipe pedagógica, docentes e monitores das disciplinas, conforme os horários previamente agendados. As aulas estão previstas para iniciar em 14 de abril em todas as unidades do Ifap.
Documentos necessários para anexar na inscrição
Os candidatos deverão preencher todos os campos do formulário e apresentar os seguintes documentos digitalizados em formato PDF em arquivo único:
I – Fotocópia do RG (frente e verso) ou Certidão de Nascimento e CPF;
II – Comprovante de residência;
III – Declaração de matrícula em escola pública assinada e carimbada pela instituição – contendo o turno e o ano em que o aluno está matriculado;
IV – Modelo de Declaração de Inscrição (Anexo I);
V – Autodeclaração de cor/raça(somente para as cotas LB_PPI e LI_PPI -Anexo II) ou Autodeclaração Étnica Indígena(Pessoas Indígenas – Anexo III e Declaração de Pertencimento Étnico Indígena – Anexo IV) ou Declaração de Pertencimento Étnico Quilombola (Pessoas de comunidade Quilombolas – Anexo V) ou Laudo Médico (Candidato com deficiência).
VI – Para os candidatos que concorrerão a cota LB_PPI além dos documentos listados no item 3.6, deverão comprovar a renda, preenchendo o questionário Socioeconómico (Anexo VIII – incluir todos que residem na residência) e anexar comprovante de renda de todos os que contam no questionário. No anexo IX consta a lista de documentos mínimos recomendados para comprovação da renda familiar bruta mensal (Caso tenha pessoa desempregada ou trabalhador autônomo, pode usar os Anexos VI e VII.
Ausência de qualquer documento listado no item 3.6 acarretará no Indeferimento da documentação do candidato no resultado preliminar. Os candidatos que não apresentarem os documentos que comprovam que estudam em escola pública, os documentos exigidos para a vaga escolhida e os demais documentos solicitados neste edital serão desclassificados(as). Serão desclassificados(as) os(as) candidatos(as) que estudam no mesmo turno das atividades do curso FIC Partiu IF.
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)