CEA Equatorial orienta para ligações provisórias e dá dicas de segurança no Carnaval

Empresários devem ficar atentos aos prazos para pedidos de ligação provisória e os brincantes devem reforçar os cuidados com a segurança para curtir os festejos.
O Carnaval reúne milhares de foliões pelas ruas de todo o Brasil e no Amapá não poderia ser diferente. As festas e blocos de ruas costumam levar os festejos para vias, praças e locais públicos e por isso, a CEA Equatorial orienta sobre a necessidade de ligação provisória de energia, para garantir o fornecimento adequado a esses pontos de venda, além claro, das dicas de segurança que devem ser seguidas.
Para estas ligações provisórias, são executadas instalações temporárias e seguras com o objetivo de atender os locais de festas, apenas nos dias dos eventos. O pedido deve ser feito junto à CEA Equatorial com o mínimo de 5 (cinco) dias úteis antes do dia da festa para os clientes de baixa tensão, e, 30 (trinta) dias para média tensão. Este requerimento só pode ser feito nas agências de atendimento presencial da concessionária.
O Gerente de Relacionamento da CEA Equatorial, Jorgemiro Junior, afirma que por medida de segurança, somente serão ligadas as unidades que estiveram com padrão de entrada de acordo com as especificações técnicas exigidas, com aterramento e disjuntor de proteção, instalados corretamente.

No ato da solicitação do serviço, o cliente precisará informar o período em que a energia será utilizada, apresentar a Carteira de identidade (RG) e CPF do responsável pelo evento, além de informar o endereço do evento com um ponto de referência do local e apresentar o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura. Também será necessário fornecer as informações da potência dos equipamentos que serão utilizados. Em grandes eventos, é necessário também o alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros para prevenção de riscos.
Com relação as solicitações para o Poder Público ou grandes clientes, onde a carga seja superior a 75kW e, portanto, exija a instalação de transformadores, a Equatorial orienta que as solicitações devem ser feitas à gerência de Grandes Clientes, por meio dos seus consultores.
Segurança no Carnaval
Durante a passagem da tradicional A Banda, é fundamental ter cuidado com a altura dos trios elétricos para que os foliões não toquem nos fios durante passagem pelas ruas, além de tomar cuidado com jatos de espuma ou água, pois esses materiais podem causar choques elétricos ao entrarem em contato com a rede.
As serpentinas também são considerados itens perigosos, porque contêm metal em sua composição e podem causar curto-circuito quando em contato com a rede elétrica. Se o item estiver preso à rede elétrica e depois molhado por uma chuva pode possibilitar a passagem de corrente elétrica e causar curto-circuito. É orientação é sempre que for fazer uso de serpentina, confetes, fogos de artifícios e outros adereços usados no carnaval, que isto seja feito em local aberto, distante da rede elétrica.
Não menos importante, há recomendação que envolve o consumo de bebidas alcoólicas principalmente para quem estiver dirigindo e assim podendo ocasionar um acidente de trânsito. Em situações como estas, o folião pode correr o risco de se envolver em uma colisão com um poste, onde acidentes como como estes podem colocar não somente vidas em risco, como podem provocar a interrupção do fornecimento de energia, além do que consumir bebida alcoólica e conduzir veículo é uma infração de trânsito gravíssima.
Confira outras dicas de segurança:
- Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
- Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
- Não tocar em fios, na hora em que os trios elétricos estiverem passando embaixo da rede elétrica;
- Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
- Não utilizar balões e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;
- Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica.
Em caso de acidentes, é necessário isolar o local para evitar aglomeração de curiosos e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiro, através do número 193 e para Central de atendimento da CEA Equatorial através do 0800 096 0196.