Notícias

Governo do Amapá e PRF realizam operação para coibir comércio ilegal de caranguejo-uçá


Ação ocorreu em Tartarugalzinho e reforça fiscalização durante o último ciclo do defeso
Para combater a comercialização ilegal do caranguejo-uçá, que está no último ciclo do defeso, o Governo do Amapá, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou uma operação de fiscalização no município de Tartarugalzinho no último final de semana.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e contou com a abordagem de diversos veículos que trafegavam entre os municípios de Calçoene, Amapá e Tartarugalzinho. Durante a fiscalização, técnicos da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Sema e agentes da PRF apreenderam uma carga de caranguejo-uçá que estava sendo transportada para Macapá. O material apreendido foi doado à Associação Pró Idosos Oscar de Moura Cambraia, no município de Amapá.

O defeso do caranguejo-uçá é uma medida essencial para preservar a espécie durante o período de reprodução, conhecido como “andada”, quando os crustáceos deixam suas tocas para se reproduzir. Durante esse período, está proibida a captura, transporte, comercialização e qualquer tipo de beneficiamento da espécie, incluindo partes isoladas, como pinças e garras.

A portaria que regulamenta o defeso estabelece cinco períodos de restrição ao longo do ano, sempre alinhados às fases da lua nova. O primeiro ciclo ocorreu de 13 a 18 de janeiro, e o último, iniciado em 29 de março, segue até 3 de abril.

Além de garantir a preservação do caranguejo-uçá, o defeso é fundamental para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas de manguezais e para a sustentabilidade econômica das comunidades costeiras, que dependem da pesca desse crustáceo como fonte de renda e alimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo