Governador Clécio Luís e presidente do Hospital de Amor visitam primeiro Centro de Radioterapia do Amapá e assinam contrato para prevenção do câncer

Clécio Luís recebeu Henrique Prata no estado em viagem para fortalecer parcerias em prol da saúde oncológica.
Em fase de conclusão para entrega, a obra do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá foi apresentada pelo governador Clécio Luís ao presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, na terça-feira, 8. Na ocasião, o Governo do Estado e a Fundação PIO XII – Hospital de Amor assinaram contrato para oferta de 60 mil procedimentos preventivos e diagnósticos gratuitos no Amapá.
A convite do chefe do Executivo, o empresário conheceu o trabalho realizado para ofertar o serviço pela primeira vez no Amapá. O prédio foi construído em parceria com o Ministério da Saúde e conta com recursos de emenda parlamentar encaminhada pelo senador Davi Alcolumbre. Tendo a saúde como prioridade absoluta e inegociável, o Governo do Amapá torna realidade mais essa obra estruturante aguardada há décadas no estado.

“Queremos aprofundar a parceria para prevenir e ampliar o diagnóstico precoce para dar o devido encaminhamento para tratamento, quando for o caso. Nós o convidamos para assumir a radioterapia e o tratamento oncológico no Amapá, trazendo o conhecimento e experiência do hospital que faz diferença na vida das pessoas. Estamos na fase final de testes e em breve vamos abrir as portas. Vamos tratar pacientes aqui, perto da família, com técnica para garantir o bom tratamento”, afirmou o governador Clécio Luís.
A visita foi acompanhada também por um físico médico e pelo diretor clínico do Hospital de Amor de São Paulo, pela equipe de Governo, representantes da sociedade civil com engajamento na causa oncológica e pelos deputados estaduais Edna Auzier, Aldilene Souza, Liliane Abreu, Telma Nery e Jory Oeiras.
“Nós sabemos o que é passar quatro meses longe da família. O Centro de Radioterapia traz a possibilidade de fazer o tratamento no conforto de casa, dentro do seu estado. Estou encantada com esse lugar. Esse amor e carinho é o que a gente precisa”, relatou a pedagoga Celenita Brito, que é paciente de câncer de mama e integrante da Associação Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida e Pelo Amor (Apouva).

A oferta inédita da radioterapia na rede pública do Amapá vai permitir tratamento digno, de alto padrão e totalmente gratuito para pacientes oncológicos, atendendo a uma demanda reprimida da região. O serviço é considerado um dos caminhos para o fim do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no estado.
“Esse convite também era um sonho que tivesse acontecido. Estou extremamente feliz pela humildade do governador em procurar a nossa equipe. Ao lado do senador Davi, eles tratam esse povo com humanidade, porque não tem cabimento se tratar longe de casa. Com esse coração humilde e responsável do governador, estou otimista. Tem tudo para dar certo”, afirmou Henrique Prata.
Prevenção e diagnóstico
Presente no Amapá desde 2018, o Hospital de Amor é referência no tratamento e prevenção do câncer no Brasil. No estado, a instituição oferta gratuitamente exames e preventivos, especialmente de câncer de mama e do colo de útero.
O contrato assinado na terça-feira tem duração de dois anos, prevendo a meta de 60 mil procedimentos preventivos e diagnósticos, por meio da unidade na Zona Norte e duas unidades itinerantes. Serão ofertados exames de mamografia, ultrassonografia, colposcopia, biópsias e citopatológicos, além de consultas médicas e capacitação de profissionais locais.
A parceria entre o Estado e a Fundação PIO XII consolida um novo paradigma de cuidado oncológico no SUS do Amapá, baseado na prevenção efetiva, descentralização dos serviços e valorização do diagnóstico precoce como política pública estruturante. Permitirá ampliar o acesso, reduzir a fila oculta de pacientes e encurtar o tempo entre o exame e o diagnóstico definitivo.