Notícias

Mais de 25 mil eleitores do Amapá podem ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) identificou 25.034 eleitores que não compareceram às urnas nos três últimos pleitos e não justificaram a ausência. Essas pessoas correm o risco de ter o título de eleitor cancelado caso não regularizem a situação dentro do prazo estabelecido.

Entre os municípios com maior número de faltosos, Macapá lidera a lista, com 13.762 eleitores, seguida por Santana (2.939) e Oiapoque (2.314).

A regularização pode ser feita até o dia 19 de maio, de forma online ou presencial, nos cartórios eleitorais. Os eleitores que não votaram, não justificaram e não pagaram multas podem ter o título cancelado, exceto em casos específicos, como, eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas), pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar ou em situações de justificativa aceitas pela Justiça Eleitoral.

O cancelamento do título pode trazer diversas consequências, como dificuldades para obter passaporte, tomar posse em cargos públicos e até realizar matrículas em instituições de ensino.

O TRE-AP reforça a importância de os eleitores consultarem sua situação cadastral e, se necessário, procurarem o atendimento o quanto antes para evitar transtornos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo